O Xadrez no Desporto Escolar em Leiria

Este é o Blog oficioso dos Núcleos de Xadrez do Desporto Escolar da Coordenação Educativa de Leiria (CE Leiria). Nele irão ser colocados todos os materiais elaborados pelos Coordenadores dos Núcleos, fotografias de actividades, materiais de apoio, modelos de material, divulgação de actividades, classificações de provas e outros que se ache interessante divulgar. É ainda um lugar de debate de ideias e em que os próprios alunos poderão dialogar, apresentar-se e colocar questões.

março 30, 2007

Torneio da Correia Mateus - foto e vídeo

Posted by Picasa


Torneio da Correia Mateus - Fotos III




Posted by Picasa

Torneio da Correia Mateus - Fotos II




Posted by Picasa

Torneio da Correia Mateus - Fotos I




Posted by Picasa

março 23, 2007

Torneio de Páscoa da Rodrigues Lobo - Fotos





Fotografias do professor Mário David - ESFRL.

Posted by Picasa

Torneio de Páscoa da Rodrigues Lobo


Decorreu na manhã de 22.03.2007, quinta-feira, no Salão dos Alunos, o Torneio de Páscoa da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, com 17 participantes. O brilhante vencedor foi Eduardo Amorim - e é ainda de salientar a participação de uma aluna, o que se vê raramente no Ensino Secundário... Agora, aqui fica a classificação e, em breve, postaremos algumas fotografias do evento.

março 22, 2007

Torneio de Semi-Rápidas da Correia Mateus

VIII Torneio de Semi-Rápidas da Escola Correia Mateus

O Torneio, disputado no Sistema Suiço, teve 8 Jornadas e 13 alunos inscritos, decorrendo entre as 10.00 e as 13.30 horas. Foi disputado junto à entrada da Escola e teve imensos observadores, como mais tarde iremos ilustrar, com fotos e vídeos a colocar no Blog.

Mas, resumindo, aqui ficam os jogos e resultados do Torneio:

1ª Jornada

2ª Jornada

3ª Jornada

4ª Jornada

5ª Jornada

6ª Jornada

7ª Jornada

8ª Jornada

Classificação Final Individual

Classificação (Turmas)

março 21, 2007

Dia da Árvore e da Poesia

Recuperamos, do Blog Geopedrados, uma Poesia inédita de Pedro Luna, para celebrar os Dias Mundiais da Árvore e da Poesia:


Árvore


Antes que tua mão para mim se levante
pensa bem.

Fui eu quem te deu o berço
onde tua mãe te embalou...
Fui no meu corpo que gravaste (disseste ao Mundo) o teu amor
e escondi na minha sombra os teus primeiros beijos...

Fui eu que te dei teu leito,
onde tua mãe te gerou e te pariu...
Fui eu que te aqueci nas longas noites de Inverno
e te alimentei quando tinhas fome...

Foi em mim que fizeste o teu filho,
em noite mágica de amor…
E é em mim que descansas
das agruras desta vida e te recolhes, rendido ao cansaço.

E, quando partires,
minhas tábuas serão tua cama final...

Pensa bem,
antes que tua mão me abata.

março 20, 2007

Escolas S/M

Post retirado do Blogue Dino_Geologico (da minha colega de Escola Ana Rola...).

Bate que é professor...


Quando um tema chega aos humoristas é, geralmente, porque não tem piada nenhuma. É o caso da violência de que têm sido vítimas alguns professores portugueses, que foi glosada por Ricardo Araújo Pereira numa crónica na "Visão" com o título "Escolas S+M" (escolas Sade e Masoch). E os "gatos fedorentos" já propuseram sarcasticamente que se contratassem ciganos para professores.

O mesmo tema foi tratado mais a sério pelo escritor MMnuel António Pina na sua coluna do "Jornal de Notícias", cujo título também chamava a atenção: "Já espancou um professor hoje?" O meu título de cima, escolhido com a mesma intenção, significa que estou tão indignado como ele. Tal como o psiquiatra Daniel Sampaio, autor na última "Pública" da crónica "Afinal quem manda lá em casa", está indignado com a violência juvenil dentro de casa.

Afinal quem manda na escola? Os professores portugueses cada vez menos. Eles têm sido bastante maltratados. Não é apenas a violência física, por parte de alunos ou dos seus pais, mas também a violência, mais subtil, que consiste na progressiva retirada do poder que detinham. As duas poderão até estar relacionadas.

Em primeiro lugar, o poder tem sido retirado aos professores pelas pseudopedagogias não directivas que têm presidido à educação nacional. Na linguagem rebuscada que entre nós ficou conhecida por "eduquês", essas correntes falam de "ensino centrado no aluno". Tal ideia não é nossa e está longe de ser inovadora, pois a "escola nova" é bastante velha: já o pedagogo suíço Édouard Claparède escrevia nos anos 30 do século passado que "a concepção funcional da educação e do ensino consiste em tomar a criança como o centro dos programas e dos métodos escolares". E não tem dado bons resultados, porque é uma ideia absurda. Faz parte da essência da escola - a instituição que a sociedade inventou há séculos para preparar as crianças e os jovens para a vida - que os professores ensinem e que os alunos aprendam. O professor sempre foi o centro da escola no sentido em que ele é que ensinava - um verbo agora proibido -, ao passo que os alunos aprendiam - um verbo agora pouco praticado. O aparecimento da "escola para todos" em finais do século XIX (que em Portugal demorou muito a chegar e que, infelizmente, ainda demora, com a tragédia do abandono escolar) colocou o professor ainda mais no centro da escola. A expressão "ensino centrado no aluno" ficou completamente excêntrica, até porque a sala de aula não pode ter numerosos centros.

Mas há uma outra forma de retirar poder aos professores, que, ao contrário da pedagogia que fala "eduquês", é uma invenção nacional recente. Trata-se da ideia perigosa de que os pais dos alunos devem avaliar os professores. Quando ela foi desmentida, já se tinha espalhado... Aqui o conceito é mesmo novo, pois não tem antecedentes na história da educação, nem há nada parecido noutros sistemas de ensino. O ensino, em vez de ser centrado no aluno, passaria a ser centrado nos pais do aluno. Claro que a ideia não iria dar bons resultados, porque também é absurda. A escola é a instituição na qual a sociedade e as famílias decidiram delegar parte da sua autoridade na educação das crianças e dos jovens. É bom que a escolham. mas têm de confiar na escola, o que significa em primeira linha confiar nos professores. Os pais não têm a capacidade nem a independência para julgar os professores. A ameaça da avaliação dos professores pelos pais não passa de uma forma de populismo que, apesar de instrumentalmente útil na luta do poder político contra os sindicatos, pode ter graves consequências a prazo. Com as agressões de pais a professores, essas consequências podem estar à vista...

Curiosamente, os sindicatos dos professores têm estado irmanados com o sistema educativo vigente há décadas, ao falarem "eduquês" e ao defenderem a centralidade do aluno. Já que os sindicatos o não fazem, não haverá ninguém que defenda os professores?


Texto do Doutor Carlos Fiolhais, retirado do Blog De Rerum Natura (publicado inicialmente no Público de 16.03.2007)

Próximos Torneios


Realizam-se esta semana dois Torneios Internos:
  • Torneio de Páscoa da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo - 22.03.2007 (5ª);
  • Torneio de Abertura (Semi-Rápidas) da Escola Correia Mateus - na mesma data.

No início do 3º Período, na segunda 4ª-feira de aulas - 18.03.2007 - decorrerá o Encontro Zonal do DE de Leiria, no Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, em Monte Redondo, das 14.00 às 17.00 horas, na variante de Rápidas.

Nos dias 8, 9 e 10 de Junho de 2007, de 6ª a Domingo, realizar-se-á, na Marinha Grande, o Encontro Regional da DREC, provavelmente nas instalações do Sport Operário Marinhense.

março 11, 2007

Aprender TIC numa carruagem da CP - II

Conforme referimos aqui, num post anterior, no dia 08.30.2007 (5ª-feira) um grupo de professores (e famílias...) foram até à Estação dos Caminhos de Ferro de Leiria para aprender um pouco mais de informática. Estiveram presentes 9 professores da Correia Mateus (e a cara-metade de uma professora...) e três filhas.

Depois de estacionarmos e de esperarmos pelos retardatários, fizemos a foto oficial à entrada do Comboio, entrando em seguida para ver um filme e gravarmos, em filme, uma entrevista e, em som, uma poesia de Luís de Camões. Depois fomos em grupos para os computadores criar um Blog e um site do SAPO, aprendendo a trabalhar com Windows Movie Maker e com as plataformas de Blogues, de Fotografias e de sites do SAPO. Os resultados foram interessantes e aprendemos algumas coisas (alguns de nós - outros querem fazer outra vez para rever pormenores...). Assim vimos como colocar os vídeos e fotos na plataforma SAPO, como pesquisar, como colocar materiais diversos no Blogue, tudo coisas muito fáceis e interessantes.

No final tivemos direito a um saco com o Diploma, CD do SAPO e diversas bugigangas, para provar em casa que a coisa tinha valido a pena...!

O nosso Blogue do SAPO: ver AQUI.

Foto oficial do evento:
Entrevista oficial:


Poema declamado:


Mais tarde publicarei as minhas fotos e vídeos da actividade, no Blog Ciências Correia Mateus.

março 08, 2007

Recordar o Dia Mundial da Mulher



Retrato de uma princesa desconhecida


Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos

Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino

Sophia de Mello Breyner Andresen

março 06, 2007

Xadrezista do Mês - Torneio em Amor

Está a decorrer um Torneio de Rápidas, no Colégio Dinis de Melo, em Amor, intitulado "Xadrezista do Mês", do qual publicamos as seguintes fotos, enviadas pela colega Joana Carvalho, responsável pelo Xadrez do Desporto Escolar naquele colégio.





março 05, 2007

O Eclipse em Leiria

Tendo a organização chegado entre as 20.15 e 21.00 horas, após alguns contratempos lá começou a sessão de observação. Com 3 telescópios, 1 binóculos em tripé e vários binóculos, foi-se vendo o desenrolar do eclipse com bastante adesão de público (que estimo, na totalidade, entre 300 e 400 pessoas...!). Mas penso que o facto de muitas Escolas (e professores) terem divulgado a actividade, bem como ter aparecido a notícia em todos os jornais locais de Leiria deu um bom contributo para tamanha afluência.

Alguns vieram só ao princípio, outros apenas ao final, mas houve bastantes resistentes que o levaram do princípio ao fim a observação. Com a colaboração dos Escuteiros dos Agrupamento da Amélia Moura (do CNE) houve comida e bebida (isto para além dos raros que cumpriram com o estipulado e trouxeram comida/bebida para a troca...). Para além da observação, houve a possibilidade de as pessoas presentes irem ver os trabalhos de alunos na Sala da Física e ainda convívio (com jogos) na sala dos Alunos. Com a ajuda do Pedro Guerreiro, da Informática da Escola Rodrigues Lobo, houve inclusive Internet, o que permitiu actualizar este Blog e publicar as primeiras fotos ainda durante o Eclipse...!

De salientar ainda a primeira luz do Telescópio newtoniano do Clube de Astronomia da Escola Rodrigues Lobo (que chegou esta mesma semana, tendo ainda um belíssimo Dobson para estrear...!) e a folha de apoio distribuída (e quem não teve acesso a ela pode fazer o download no final deste texto).

Em meu nome (e em nome da Organização, que inclui o João Nelson Ferreira, Paulo Heleno, Fernando Cadima, Amélia Moura, Paulo Costa, Sandra Paula, blogues AstroLeiria e Rastos de Luz, Agrupamento de Escuteiros dos Parceiros, Núcleo de Astronomia Galileu Galilei da Escola Correia Mateus, Clube de Ambiente da Escola Secundária da Batalha e Clubes de Astronomia da Escolas Rodrigues Lobo e D. Dinis e do Conciliar de Maria Imaculada - Cruz d'Areia) agradecemos a participação de todos - em particular aos professores de Educação Física (incluindo o Coordenador do DE de Leiria e família) que optaram por vir o Eclipse connosco...!

Download do documento de apoio - aqui.

Mais fotos e material - consultar o Blogue AstroLeiria.

Agora algumas fotos:









Fotos digitais de Fernando Martins - directamente sobre a ocular do newtoniano (última com filtro amarelo)

março 02, 2007

Aprender TIC numa carruagem da CP...

PT Escolas II
Oficinas do Conhecimento - 2ª volta


As "Oficinas do Conhecimento" vão voltar a deslocar-se a algumas capitais de distrito, entre 22 de Janeiro e 22 de Março de 2007 numa carruagem da CP.

Dado o interesse da iniciativa, tornamos a promover sessões exclusivas para professores, em horário pós laboral, das 18h00 às 19h30, nas localidades e datas em anexo, pelo que se solicita a divulgação desta iniciativa junto dos professores os quais se devem inscrever enviando um email para ptescolas@telecom.pt, até à data limite referenciada abaixo.

As "Oficinas do Conhecimento" constituem uma experiência pedagógica inédita, nas quais os alunos, acompanhados do respectivo professor, terão oportunidade de aprender, numa sessão com cerca de 1h:30, a Criar e Publicar conteúdos multimédia na Internet; Home Pages e Blogs, contemplando todas os passos necessários; da Pesquisa à Publicação e Indexação, passando pela Selecção e Referenciação de fontes e Captação e Edição de vídeos e fotografias.

As "Oficinas do Conhecimento" são um dos eixos de concretização do PT Escolas II, iniciativa da PT em parceria com o ME, que volta a assumir o compromisso de mobilizar toda a Comunidade Educativa na Aventura do Conhecimento, desenvolvendo um conjunto de acções que visam o ensino de técnicas de produção e edição de conteúdos multimédia e sua respectiva disponibilização on line, através das ferramentas adequadas, estimulando a produção e partilha de conteúdos em português na Internet.

Nota: Cada sessão tem como limite máximo de participação de 30 professores sendo da responsabilidade dos professores a deslocação à "Oficina do Conhecimento". Em Leiria ainda há vagas, que estamos a tentar preencher - contactar Benilde Azinheiro.

Para inscrições ou informações adicionais envie um e-mail para ptescolas@telecom.pt.

Local das sessões

Data das Sessões

Data limite da inscrição

Aveiro

05 Mar. 2007

26 Fev. 2007

Leiria

08 Mar. 2007

01 Mar. 2007

Setúbal

13 Mar. 2007

06 Mar. 2007

Évora

15 Mar. 2007

08 Mar. 2007

Faro

20 Mar. 2007

13 Mar. 2007



Eclipse Total da Lua em Leiria

Do Blog AstroLeiria publicamos o seguinte post:

XXXIV Astrofesta das Escolas de Leiria - Observação Astronómica do Eclipse Total da Lua (3 de Março de 2007)


(Clicar para aumentar)

Depois de algumas negociações, foi decidido realizar a observação do Eclipse, com a participação de todas as Escolas interessadas, no recinto da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, no dia 03.03.2007, sábado, das 21.30 às 01.30 horas. Todos são bem vindos e gostaríamos que trouxessem o vosso material de observação astronómica - binóculos, lunetas ou telescópios - bem como divulgassem a actividade nas vossas Escolas, nos vossos locais de trabalhos, nos meios de comunicação, etc.

Haverá, em conjunto com a observação, actividades extra (apresentações multimédia, actividades na Internet, astrofotografia, etc.), pedindo-se apenas às pessoas interessadas que façam uma pré-inscrição na actividade.

Link para o Cartaz - AQUI.
Mapa do Local - AQUI.
Página da NASA sobre o Eclipse - AQUI.



PS - Sugere-se a visita aos seguintes sites: