O Xadrez no Desporto Escolar em Leiria

Este é o Blog oficioso dos Núcleos de Xadrez do Desporto Escolar da Coordenação Educativa de Leiria (CE Leiria). Nele irão ser colocados todos os materiais elaborados pelos Coordenadores dos Núcleos, fotografias de actividades, materiais de apoio, modelos de material, divulgação de actividades, classificações de provas e outros que se ache interessante divulgar. É ainda um lugar de debate de ideias e em que os próprios alunos poderão dialogar, apresentar-se e colocar questões.

março 05, 2007

O Eclipse em Leiria

Tendo a organização chegado entre as 20.15 e 21.00 horas, após alguns contratempos lá começou a sessão de observação. Com 3 telescópios, 1 binóculos em tripé e vários binóculos, foi-se vendo o desenrolar do eclipse com bastante adesão de público (que estimo, na totalidade, entre 300 e 400 pessoas...!). Mas penso que o facto de muitas Escolas (e professores) terem divulgado a actividade, bem como ter aparecido a notícia em todos os jornais locais de Leiria deu um bom contributo para tamanha afluência.

Alguns vieram só ao princípio, outros apenas ao final, mas houve bastantes resistentes que o levaram do princípio ao fim a observação. Com a colaboração dos Escuteiros dos Agrupamento da Amélia Moura (do CNE) houve comida e bebida (isto para além dos raros que cumpriram com o estipulado e trouxeram comida/bebida para a troca...). Para além da observação, houve a possibilidade de as pessoas presentes irem ver os trabalhos de alunos na Sala da Física e ainda convívio (com jogos) na sala dos Alunos. Com a ajuda do Pedro Guerreiro, da Informática da Escola Rodrigues Lobo, houve inclusive Internet, o que permitiu actualizar este Blog e publicar as primeiras fotos ainda durante o Eclipse...!

De salientar ainda a primeira luz do Telescópio newtoniano do Clube de Astronomia da Escola Rodrigues Lobo (que chegou esta mesma semana, tendo ainda um belíssimo Dobson para estrear...!) e a folha de apoio distribuída (e quem não teve acesso a ela pode fazer o download no final deste texto).

Em meu nome (e em nome da Organização, que inclui o João Nelson Ferreira, Paulo Heleno, Fernando Cadima, Amélia Moura, Paulo Costa, Sandra Paula, blogues AstroLeiria e Rastos de Luz, Agrupamento de Escuteiros dos Parceiros, Núcleo de Astronomia Galileu Galilei da Escola Correia Mateus, Clube de Ambiente da Escola Secundária da Batalha e Clubes de Astronomia da Escolas Rodrigues Lobo e D. Dinis e do Conciliar de Maria Imaculada - Cruz d'Areia) agradecemos a participação de todos - em particular aos professores de Educação Física (incluindo o Coordenador do DE de Leiria e família) que optaram por vir o Eclipse connosco...!

Download do documento de apoio - aqui.

Mais fotos e material - consultar o Blogue AstroLeiria.

Agora algumas fotos:









Fotos digitais de Fernando Martins - directamente sobre a ocular do newtoniano (última com filtro amarelo)