O Xadrez no Desporto Escolar em Leiria

Este é o Blog oficioso dos Núcleos de Xadrez do Desporto Escolar da Coordenação Educativa de Leiria (CE Leiria). Nele irão ser colocados todos os materiais elaborados pelos Coordenadores dos Núcleos, fotografias de actividades, materiais de apoio, modelos de material, divulgação de actividades, classificações de provas e outros que se ache interessante divulgar. É ainda um lugar de debate de ideias e em que os próprios alunos poderão dialogar, apresentar-se e colocar questões.

outubro 26, 2011

Curso de Xadrez para Prinicipiantes Aula 1 e 2

outubro 23, 2011

Acção de Formação - Fazer e utilizar Blogues e Sites em contexto escolar

O Grupo 520 (Biologia e Geologia) da Escola Correia Mateus e Blog Geopedrados irão realizar, nos 25.10.2011 (3ª), 26.10.2011 (4ª) e 05.11.2011 (sábado), sendo das 16.00 às 19.00 horas (sessões de 3ª e 4ª) e das 14.30 às 17.30 horas (sessão de sábado), um Workshop de 3 horas para docentes e encarregados de educação, de aprofundamento de conhecimentos sobre a utilização em contexto escolar de Blogues, com especial ênfase na sua aplicação em divulgação de actividades, no uso com turmas/escolas/jardins e/ou Associações de Pais e EE e na sua adaptação a uso escolar.
Os três Workshops serão exatamente iguais, dados pelo formador Fernando Martins e, no âmbito da actividade, cada participante fará um Blogue e um Site (nas plataformas Blogger e Wordpress), sendo ainda feita alusão às possibilidades de utilização da plataforma Moodle em contexto escolar.
Os destinatários são professores, com prioridade para DT’s, professores de 1º Ciclo e educadoras do Agrupamento Dr. Correia Mateus e membros das Associações de Pais e EE do Agrupamento, estando aberta a outros docentes do Agrupamento ou de outras Escolas, até um limite de 10 pessoas por sessão (é necessário ter conhecimentos mínimos de Internet e ter e-mail do Google – Gmail - activo e funcional).
Aceitam-se inscrições por Fax (244 845 019) ou e-mail (fernando.oliveira.martins@gmail.com), indicando Nome, Grupo Disciplinar ou Organização, e-mail e Escola onde lecciona ou onde é Encarregado de Educação, sendo passado um Diploma aos participantes.
Ficheiros de Apoio:

outubro 14, 2011

Apresentação de livro e observação astronómica

Post em estereofonia com o blog AstroLeiria:
Lançamento do livro "O Homem que via passar as estrelas"
de Luís Mourão 
Leiria 15 de outubro de 2011 (sábado)
18.00 horas 
Sede da Caixa de Crédito de Leiria - Solar dos Ataídes (Largo do Terreiro) 
Trata-se de um texto de teatro para a infância destinado a despertar a curiosidade pela astronomia e o interesse pela ciência em geral complementado por um caderno de actividades de exploração astronómica nas escolas, da autoria de Paulo Simões.
O livro, agora editado pela Deriva, é prefaciado por Máximo Ferreira, um dos mais importantes divulgadores da astronomia em Portugal, e é um dos pouquíssimos textos dramáticos que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, dirigido-se, particularmente, aos anos terminais do 1º ciclo do ensino básico e aos 5º e 6º anos do 2º ciclo.
Este lançamento, feito em colaboração com a Livraria Arquivo, tem uma faceta simbólica que gostávamos de sublinhar porque foi aqui que nasceu, de facto, há 15 anos um projeto coerente e sustentado de levar a ciência à escola.
NOTA: sendo amigo do Luís Morão e do Paulo Simões, iria obrigatoriamente (até porque a peça de teatro é fantástica e Paulo Simões é especialista em divulgação científica de Astronomia no 1º Ciclo). Para além disso, pelas 19.00 horas, eu e mais uns amigos iremos fazer uma observação astronómica.
Para quem não sabe onde fica o Solar dos Ataídes (Terreiro - Leiria) aqui fica um mapa interativo:

outubro 08, 2011

Observação astronómica em Leiria

Post em sintonia com o blog AstroLeiria:
O Núcleo de Astronomia Galileu Galilei (da Escola Correia Mateus - Leiria) e alguns sócios da Ad Astra (Associação para a Divulgação da Astronomia de Amadores) vão realizar hoje uma observação astronómica na Senhora do Monte, logo depois das antenas de rádio (ver mapa no final).
Iremos observar Júpiter, algumas constelações e ver se a chuva de estrelas prevista para hoje (as Dracónidas) é visível em Portugal. Teremos à disposição um telescópio, binóculos, mapas celestes e vontade de ajudar a quem quiser aprender...

Dracónidas, a Lua, Júpiter e Neptuno do Dia Internacional de Observação da Lua

Mapa das Dracónidas 
Dia 8 de Outubro é o Dia Internacional de Observação da Lua (International Observe the Moon Night). A equipa que coordena este evento a nível mundial é constituída por cientistas, educadores, organizações não governamentais, etc. O evento pretende usar o fascínio da Lua para motivar o interesse e despertar curiosidade dos participantes acerca do nosso satélite.
Em 2011, a data escolhida para este evento será coroada por outro fenómeno celeste, as Dracónidas. Essa chuva de estrelas decorre todos os anos nesta mesma época. Alguns estudos publicados antevêem que a Terra se cruzará com alguns rastos de poeiras produzidos pelo cometa 21P/Giacobini–Zinner durante as suas passagens no final do século XIX e princípios do século XX e ao que tudo indica, em 2011, o fenómeno será mais pronunciado.
O número preciso de meteoros que poderá ser observado é muito incerto, mas as estimativas mais modestas apontam para 1 a 10 meteoros por minuto. Infelizmente, devido ao brilho da Lua cheia e da poluição luminosa, apenas 5 a 20% daquele número de meteoros será visível a partir das nossas cidades, o que significa que não devemos esperar observar mais do que um meteoro por minuto.
O máximo da actividade das dracónidas é esperado para o dia 8 de Outubro entre as 16.00 e as 21.00 horas (Tempo Universal - UTC), 17.00 e 22.00, hora de Portugal continental e arquipélago da Madeira. As previsões sugerem um pico de meteoros pouco brilhantes cerca das 21h00 (±30m) hora de Portugal continental e arquipélago da Madeira, causado pelas poeiras do cometa nas passagens de 1900 e 1907.
A Terra já se cruzou previamente com estes rastos de poeiras em 1933 e em 1946, tendo sido produzidas fortes "chuvas" de meteoros em ambas as datas. Existe também a possibilidade de ocorrerem alguns picos mais cedo, entre as 16.00 e as 19.00 horas UTC, que não serão visíveis em Portugal.

outubro 03, 2011

Xadrez na Escola Correia Mateus – Horários 2011/2012

 

Informamos os alunos interessados em participar na prática de Xadrez de Desporto Escolar que o horário, actividades e locais de treinos serão os referidos neste cartaz. Os alunos ainda não inscritos deverão contactar o professor de Xadrez com urgência ou inscrever-se junta da Telefonista.

Professor responsável: Fernando Martins

Local: Sala 6

Horários:
  • 2ª-feira: 16.45 - 17.30
  • 4ª-feira: 15.00 - 15.45
  • 5ª-feira: 16.45 - 17.30
  • 6ª-feira: 16.45 - 17.30

ACTIVIDADES
  • Ensino de noções elementares.
  • Utilização do Xadrez como ATL e jogo lúdico.
  • Ensino das regras do Xadrez.
  • Ensino de aberturas, meio jogo e finais.
  • Realização de Torneio Interno de Xadrez.
  • Participação em Torneios de outras Escola.
Link para cartaz - AQUI.