O Xadrez no Desporto Escolar em Leiria

Este é o Blog oficioso dos Núcleos de Xadrez do Desporto Escolar da Coordenação Educativa de Leiria (CE Leiria). Nele irão ser colocados todos os materiais elaborados pelos Coordenadores dos Núcleos, fotografias de actividades, materiais de apoio, modelos de material, divulgação de actividades, classificações de provas e outros que se ache interessante divulgar. É ainda um lugar de debate de ideias e em que os próprios alunos poderão dialogar, apresentar-se e colocar questões.

outubro 14, 2011

Apresentação de livro e observação astronómica

Post em estereofonia com o blog AstroLeiria:
Lançamento do livro "O Homem que via passar as estrelas"
de Luís Mourão 
Leiria 15 de outubro de 2011 (sábado)
18.00 horas 
Sede da Caixa de Crédito de Leiria - Solar dos Ataídes (Largo do Terreiro) 
Trata-se de um texto de teatro para a infância destinado a despertar a curiosidade pela astronomia e o interesse pela ciência em geral complementado por um caderno de actividades de exploração astronómica nas escolas, da autoria de Paulo Simões.
O livro, agora editado pela Deriva, é prefaciado por Máximo Ferreira, um dos mais importantes divulgadores da astronomia em Portugal, e é um dos pouquíssimos textos dramáticos que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, dirigido-se, particularmente, aos anos terminais do 1º ciclo do ensino básico e aos 5º e 6º anos do 2º ciclo.
Este lançamento, feito em colaboração com a Livraria Arquivo, tem uma faceta simbólica que gostávamos de sublinhar porque foi aqui que nasceu, de facto, há 15 anos um projeto coerente e sustentado de levar a ciência à escola.
NOTA: sendo amigo do Luís Morão e do Paulo Simões, iria obrigatoriamente (até porque a peça de teatro é fantástica e Paulo Simões é especialista em divulgação científica de Astronomia no 1º Ciclo). Para além disso, pelas 19.00 horas, eu e mais uns amigos iremos fazer uma observação astronómica.
Para quem não sabe onde fica o Solar dos Ataídes (Terreiro - Leiria) aqui fica um mapa interativo: