O Xadrez no Desporto Escolar em Leiria

Este é o Blog oficioso dos Núcleos de Xadrez do Desporto Escolar da Coordenação Educativa de Leiria (CE Leiria). Nele irão ser colocados todos os materiais elaborados pelos Coordenadores dos Núcleos, fotografias de actividades, materiais de apoio, modelos de material, divulgação de actividades, classificações de provas e outros que se ache interessante divulgar. É ainda um lugar de debate de ideias e em que os próprios alunos poderão dialogar, apresentar-se e colocar questões.

janeiro 22, 2008

Estrelas que Voam para os Céus

CONVITE


O livro 'Estrelas que Voam para os Céus' foi editado no dia 28 de Novembro de 2007, na Galeria Arte Livre, Avenida da Liberdade, em Lisboa. Rapidamente viu a sua primeira edição esgotada, impondo-se agora a segunda publicação desta obra por continuar a ser manifestamente solicitada em todo o país.

Venho por este meio convidar-vos para a apresentação da segunda edição desta obra, pelo seu autor, no próximo dia 26 de Janeiro, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Terreiro), na cidade de Leiria.


Título: Estrelas que Voam para os Céus (2ª edição)
Autor: Joaquim Santos
Local: Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira - Leiria
Data: 26 de Janeiro de 2007
Hora: 16h00


“ESTRELAS QUE VOAM PARA O CÉUS”

TESTEMUNHOS DE QUEM PERDE UM FILHO

São mais de cem, as “estrelas” que dão o título ao livro. Cada uma deixou um vazio impossível de preencher, mas também uma marca no mundo, agora perpetuada em forma de livro. “Estrelas que Voam para os Céus” é um conjunto de testemunhos de pais que perderam os seus filhos. As histórias têm um final triste, mas também uma mensagem de esperança. O livro foi lançado no dia 28 de Novembro e pretende ser um apoio a pais e famílias que passaram por esta dramática situação. As receitas revertem a favor da associação A Nossa Âncora, a única que em Portugal dá apoio aos pais em luto.


A ideia de compilar em livro algumas das histórias, tão diferentes e tão semelhantes, que diariamente chegam à associação A Nossa Âncora, partiu do amor incondicional à minha filha, Eduarda de Sempre, um pulsar e a motivação para criar esta obra.

O desafio foi lançado aos associados de A Nossa Âncora e, no total, 114 testemunhos foram recebidos e integrados no livro que é agora lançado. “O facto de perceber que existem muitos pais que assistem à ordem anti-natura de verem os seus filhos tornarem-se “estrelas” foi o mote para reunir muitos testemunhos de vida que marcam pelas múltiplas experiências dolorosas”.

O livro “conduz o leitor a “mergulhar” numa realidade inalterável”. No entanto, “pela multiplicidade de situações que ali encontramos, qualquer cidadão que o leia ficará mais preparado para a vida”, reforçando ainda a importância que uma obra deste género assume junto dos pais que “fazem tudo para continuarem a existência dos seus filhos, homenageando-os”.

Para além dos testemunhos de famílias que perderam os seus filhos, “Estrelas que Voam para os Céus” integra ainda algumas reflexões que procuram dar resposta à pergunta feita por muitos pais em luto: “porquê eu?”.

Reflexões que demonstram a visão da Psicologia e, por outro lado, as explicações à luz da teologia no que respeita à partida precoce dos filhos. Uma perspectiva abrangente que, de resto, retrata um pouco o que se faz diariamente na associação A Nossa Âncora, a única em Portugal a dar apoio a pais em luto.