O Xadrez no Desporto Escolar em Leiria

Este é o Blog oficioso dos Núcleos de Xadrez do Desporto Escolar da Coordenação Educativa de Leiria (CE Leiria). Nele irão ser colocados todos os materiais elaborados pelos Coordenadores dos Núcleos, fotografias de actividades, materiais de apoio, modelos de material, divulgação de actividades, classificações de provas e outros que se ache interessante divulgar. É ainda um lugar de debate de ideias e em que os próprios alunos poderão dialogar, apresentar-se e colocar questões.

março 27, 2010

Não esquecer de adiantar o relógio logo à noite...

Do Blog AstroLeiria publicamos o seguinte post:

Mudança de hora
Relógios vão ser adiantados na próxima madrugada

Os relógios vão adiantar-se 60 minutos quando marcarem 01.00 horas neste domingo em Portugal Continental e na Madeira

Os relógios vão adiantar-se 60 minutos quando marcarem 01.00 horas neste domingo em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, a mudança ocorre pelas 00h00, para que o país, tal como a comunidade europeia, entre na hora de verão.

Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), explicou que a hora de Verão passou a ser decidida a nível da União Europeia, ao contrário do horário de Inverno, que continua na competência de cada Estado.

Para definir o melhor horário e para que se cumpra a sequência do dia e da noite - porque a “actividade humana está extremamente dependente desse ciclo” - existe um órgão consultivo do Governo: a Comissão Permanente da Hora. Esta instituição é liderada pelo OAL e a sua última reunião foi há dois anos para dar o parecer sobre se a hora de Verão deveria continuar a vigorar.

Apesar de aos negócios e a quem investe nas bolsas internacionais desse mais jeito regressar à hora+1, Rui Agostinho diz que “para já” não têm existido pressões para essa redefinição, que, segundo vários relatórios, teve mais impactos negativos. “Na prática as pessoas vão atrás da luz solar”, resumiu.

O mesmo responsável sublinhou que o sismo que assolou o Chile em Fevereiro deixou inalterada a hora porque a rotação do planeta não foi afectada de “maneira mensurável”, como tinha sido avançado pela NASA através de modelos teóricos.

A ocorrer mudanças, serão apenas notadas dentro de “algumas dezenas de anos” com a acumulação de dados comprováveis que ultrapassem a taxa de erro. No entanto, o presidente do OAL sublinhou que em Ciência é “tão importante provar que se acertou, como que não se acertou”, já que apenas assim se percebe se os modelos estão correctos.

março 26, 2010

Regionais 2010 da DREC - novidades

Os Regionais de Desporto Escolar da DREC de 2010 serão, em 16 e 17 de Abril de 2010, na Marinha Grande, com já tínhamos aqui dito.

A novidade é o a publicação do regulamento - para o obter clicar neste LINK.

março 12, 2010

Geologia de Leiria: um percurso pela cidade

Do Blog Geopedrados roubámos o seguinte post:

Os docentes da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (vulgo antigo Liceu de Leiria) vão fazer uma saída de campo com o Doutor Jorge Dinis (Universidade de Coimbra) semelhante à que foi feita em Agosto no âmbito da Ciência Viva no Verão - ver mais pormenores AQUI, AQUI, AQUI e AQUI. Esta será entre as 09.30 e 16.00 horas do sábado, dia 20.03.2010, em Leiria.

São aceites inscrições até 18 de Março através do e-mail gr520esfrl@gmail.com.

(clicar para aumentar)

março 11, 2010

Observação astronómica na Barosa

Post em estereofonia com o Blog AstroLeiria:


Vai realizar-se amanhã (12.03.2010 - 6ª-feira) uma Observação Astronómica na Barosa, junto à Escola do 1º Ciclo (ver mapa interactivo no fundo deste post), decorrendo entre as 21.00 e as 24.00 horas ou enquanto houver clientes. Para saber mais consultar o seguinte FICHEIRO.

A entrada é livre, podendo cada um trazer o seu material de observação, comida e vontade de aprender...!


Ver mapa maior

março 03, 2010

Resultados e Classificações do Torneio de Rápidas da EAE Leiria

Torneio de Encerramento (Rápidas) - Colégio Dr. Luís Pereira da Costa

Monte Redondo - 24.02.2010