O Xadrez no Desporto Escolar em Leiria

Este é o Blog oficioso dos Núcleos de Xadrez do Desporto Escolar da Coordenação Educativa de Leiria (CE Leiria). Nele irão ser colocados todos os materiais elaborados pelos Coordenadores dos Núcleos, fotografias de actividades, materiais de apoio, modelos de material, divulgação de actividades, classificações de provas e outros que se ache interessante divulgar. É ainda um lugar de debate de ideias e em que os próprios alunos poderão dialogar, apresentar-se e colocar questões.

dezembro 01, 2010

Festivais de Xadrez dos Jogos de Lisboa

Tive o prazer de ter participado no V Festival de Xadrez dos Jogos de Lisboa. Nestes Festivais a Camara Municipal de Lisboa apostava na vinda de Grandes Figuras do Xadrez Mundial. Passaram por Portugal vários Campeoões do Mundo: Anand, Kasparov, Karpov, Judit Polgar, etc. O ainda MI António Fernandes foi o melhor Português.
Neste Festival foram convidados de Honra: Salov e Judit Polgar.
Programa do Festival aqui podem encontrar as partidas jogadas.
No Festival Julio Flores chegou a jogar com o actual GM Bruzon.

Os ciclos de conferências dadas pelos melhores - Devoretsky entre outros.

Em 2001 houve novamente no Festival - onde o convidado de honra foi o campeão do Mundo Anand - VI Festival de 2001 neste Festival o nosso jogador Pedro Rodrigues jogou na simultânea dada por Anand.
O jovem Ruben Pereira empatou com Anand veja a partida .
Infelizmente este Festival ficou pelo caminho!