O Xadrez no Desporto Escolar em Leiria

Este é o Blog oficioso dos Núcleos de Xadrez do Desporto Escolar da Coordenação Educativa de Leiria (CE Leiria). Nele irão ser colocados todos os materiais elaborados pelos Coordenadores dos Núcleos, fotografias de actividades, materiais de apoio, modelos de material, divulgação de actividades, classificações de provas e outros que se ache interessante divulgar. É ainda um lugar de debate de ideias e em que os próprios alunos poderão dialogar, apresentar-se e colocar questões.

maio 23, 2010

Encontro de Saberes - Plantas Aromáticas e Medicinais

IV ENCONTRO DE SABERES

PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS

O Museu Etnográfico do Freixial leva a efeito, no próximo dia 29 de Maio de 2010, sábado, a partir das 14.00 horas, o IV Encontro de Saberes, subordinado ao tema “Plantas Aromáticas e Medicinais”, a ter lugar nas instalações do auditório do Rancho Folclórico do Freixial.

Com este encontro, pretende-se facultar uma partilha de saberes relativos ao uso das várias plantas, quer na culinária, quer para uso terapêutico, aliando os conhecimentos mais antigos aos mais modernos.

A iniciativa, desenvolvida no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Diversidade Biológica, conta com a participação de especialistas, como António Flor, do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros – PNSAC e José Barraca, investigador em matéria de plantas aromáticas e medicinais.

As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas até ao próximo dia 26 de Maio, através do telefone: 244 745 600 ou do telemóvel: 917 335 019. A confirmação pode ser também remetida por fax (244 745 600), por e-mail (rffmuseu@gmail.com) ou por carta endereçada ao Museu Etnográfico do Freixial.

Façam a divulgação deste Encontro e compareçam se puderem, pois parece muito interessante...

Museu Etnográfico do Freixial
Rua da Ratôa, n.º 9
Freixial – Arrabal – Leiria
2420-023 ARRABAL
Tel. & Fax: 244 745 600
E-mail: rffmuseu@gmail.com

Ficheiros
:

maio 13, 2010

Como fazer blogues, sites e partilhar documentos com ferramentas Google

Do Blog Ciências Correia Mateus publicamos o seguinte post:



Decorreu no dia 21 de Abril, conforme aqui referido, a miniformação sobre ferramentas Google, com a presença de 10 inscritos e a promessa de uma continuação para que a BE/CRE (Biblioteca) do Agrupamento Dr. Correia Mateus faça o seu Blog.

Aqui ficam duas fotos do evento:


Aos presentes, que aguentaram estoicamente as minhas explicações, os nossos agradecimentos...


maio 08, 2010

Limpar Leiria - celebrar o Dia Mundial do Ambiente com trabalho








Porque a participação e empenho de todos se revelam como cruciais ao sucesso da iniciativa, o Município de Leiria convida todos os cidadãos interessados a participarem na Campanha “Limpar Leiria”, a desenvolver no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, no próximo dia 5 de Junho.




A Câmara Municipal de Leiria, apela à participação de todos os cidadãos para a possibilidade de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido, através de uma nova campanha - “Limpar Leiria”, a desenvolver em estreita colaboração com as freguesias do Concelho.


Poderá inscrever-se:
  • Site da Câmara Municipal de Leiria;
  • Sedes das Juntas de Freguesia aderentes;
  • Feira de Maio;
  • Centro de Interpretação Ambiental de Leiria


Visite-nos no Facebook.

Informações adicionais em www.cm-leiria.pt

Regional 2010 - notícia no Xadrez64

Regional Escolar do Centro

Realizou-se no passado dia 17 de Abril, na Marinha Grande, a Fase Regional Escolar do Centro de Xadrez, com a participação de 71 jovens, provenientes de 18 Escolas, dos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
Realizaram-se duas Competições, uma destinada a Infantis (S12) e outra que englobou os Iniciados, Juvenis e Juniores (S18).
Vista geral da sala

Na Competição de Infantis, venceu Pedro André Santos do Colégio da Imaculada Conceição - Coimbra, seguido por Ricardo Santos da EB Oliveirinha - Aveiro, a quem venceu na primeira ronda, garantindo a vitória em igualdade pontual, sendo terceiro João Gonçalves, do Instituto Pedro Hispano - Coimbra, o único a vencer Pedro Santos. No Feminino a Campeã foi Madalena Oliveira do AE Eugénio de Castro - Coimbra, seguida por duas xadrezistas do IPH, Mariana Monteiro e Joana Branco, que somaram menos meio ponto.
Colectivamente venceu o IPH, em igualdade pontual com o CAIC, valendo a regra do seu quarto xadrezista ter ficado melhor classificado que o da outra Escola de Coimbra, sendo terceira a EB de Lajeosa do Dão - Viseu. 

O prometedor Pedro Santos venceu os sub12


Individual Sub12
1.Pedro SantosColégio da Imaculada Conceição (COI)8
2.Ricardo SantosEB Oliveirinha (AVE)8
3.João GonçalvesInstituto Pedro Hispano (COI)7
4.Diogo RamosInstituto Pedro Hispano (COI)
5.Diogo LemosInstituto Pedro Hispano (COI)6
6.Frederico FernandesColégio da Imaculada Conceição (COI)6
7.Fernando RoxoColégio da Imaculada Conceição (COI)6
8.Gonçalo CravoEB Oliveirinha (AVE)
9.Madalena OliveiraAE Eugénio de Castro (COI)
10.Nuno GonçalvesInstituto Pedro Hispano (COI)



Colectiva Sub12
1.Instituto Pedro HispanoCoimbra25
2.Colégio da Imaculada ConceiçãoCoimbra25
3.EB Lajeosa do DãoViseu17


Na prova dos mais velhos, José Catarro do IPH, ao vencer o seu colega de Escola, João Vicente, garantiu uma vitória meritória, sendo Pedro Bonito, também do IPH, o terceiro classificado.
No Feminino venceu Maria Capitão da EB Nery Capucho - Leiria, seguida de Cátia Esteves do IPH, encerrando o pódio Ana Nunes da ES Figueira de Castelo Rodrigo - Guarda.
Colectivamente o IPH venceu de forma clara, ficando em 2º lugar o AE Pinhel - Guarda e em terceiro o Instituto D. João V - Leiria. 



Individual Sub18
1.José CatarroInstituto Pedro Hispano (COI)9
2.João VicenteInstituto Pedro Hispano (COI)8
3.Pedro BonitoInstituto Pedro Hispano (COI)7
4.Pedro FerreiraInstituto Pedro Hispano (COI)6
5.Luís MonteiroInstituto Pedro Hispano (COI)6
6.Alexandre LucasEB Nery Capucho (LEI)6
7.Maria CapitãoEB Nery Capucho (LEI)
8.João BarreirosAE Eugénio de Castro (COI)
9.João CarlosAE Pinhel (GUA)
10.Eduardo SantosInstituto Pedro Hispano (COI)5


Colectiva Sub18
1.Instituto Pedro HispanoCoimbra30
2.AE PinhelGuarda15
3.Instituto D. João VLeiria13½


Nesta competição escolar, foram apurados os 25 xadrezistas da DREC, que representarão a Região Centro no Nacional a realizar em Albergaria (Aveiro) nos dias 28, 29 e 30 de Maio de 2010, tendo Coimbra apurado 11 alunos, Leiria (8), Guarda (4) e Aveiro (2).

Agradecemos a José Carlos Vicente o envio desta notícia. As fotografias são de Paulo Fernandes e Fernando Martins.