O Xadrez no Desporto Escolar em Leiria

Este é o Blog oficioso dos Núcleos de Xadrez do Desporto Escolar da Coordenação Educativa de Leiria (CE Leiria). Nele irão ser colocados todos os materiais elaborados pelos Coordenadores dos Núcleos, fotografias de actividades, materiais de apoio, modelos de material, divulgação de actividades, classificações de provas e outros que se ache interessante divulgar. É ainda um lugar de debate de ideias e em que os próprios alunos poderão dialogar, apresentar-se e colocar questões.

setembro 29, 2006

Torneio da Escola Rodrigues Lobo


Eis os resultados do Torneio de Abertura da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, realizado em 21.09.2006.

Ronda

Total

1

2

3

4

5

Ludovic Alfornel

---

0

0

0

1

1

Mikael Sousa

0

1

---

0

0

1

Frederico Mendes

1

1

1

1

---

4

João Domingues

0

---

1

1

1

3

João Filipe

1

0

0

---

0

1

Classificação


Class.

Pontos

Nome

Ano

Turma

4

Frederico Mendes

12º

L

10

3

João Domingues

12º

L

15

1

João Silva

10º

B

5

1

Ludovic Alfornel

10º

B

13

1

Mikael Sousa

10º

B

19


setembro 20, 2006

Ponto da situação do novo ano


A reunião de hoje, dia 20.09.2006, no C. E. de Leiria, foi (na medida do possível...) bastante esclarecedora. Estiveram presentes os seguintes professores:
  • Justino (Coordenador do DE de Leiria)
  • Fernando Martins (Escola Correia Mateus)
  • Joana Carvalho (Colégio Dinis de Melo)
  • João Almeida (Instituto D. João V)
  • José Paiva (Escola D. Dinis)
  • Mário David (Escola Rodrigues Lobo)
Só esteve ausente (por estar num Conselho Pedagógico) o colega Rui Miranda, do Colégio Dr. Luis Pereira da Costa.

O colega Justino começou por fazer um ponto da situação do Desporto Escolar neste ano, com enfoque na possível resolução de problemas que afectam o Xadrez em Leiria. Recolheu-se ainda a lista de horas de professores que já se sabe irem ter Xadrez de Desporto Escolar no seu horário e, no caso dos colégios, foram feitas algumas sugestões para ainda poder vir a haver Xadrez nesses estabelecimentos de ensino neste ano lectivo, nomeadamente colocar as dúvidas existentes aos responsáveis da DREC.

Foi decidido ainda que cada Núcleo iria comemorar o Dia Mundial do Xadrez (19 de Novembro) no seu estabelecimento de ensino, bem como realizar, em 10.01.2007 e 18.04.2006 (4ª-feiras) Torneio Inter-Escolas, de dia inteiro, em locais a determinar mais tarde. Ficou ainda registado que gostariamos de organizar novamente um Encontro Regional da DREC, como o que fizemos, com bastante sucesso, o ano lectivo anterior, em Pombal.

Finalmente decidiu-se avançar para uma Formação para Professores, dada pelo colega Mário David, provavelmente durante o período de Reuniões de Avaliação do 1º Período (devendo os colegas fazer chegar-me datas e horários das reuniões para se poder marcar essa actividade).

Esperamos que tudo tenha ficado esclarecido e que os problemas apresentados tenham solução - e venham as aulas...como pedem, entusiasticamente, os meus alunos...!

setembro 15, 2006

Data da Reunião


A Reunião é Quarta-feira, dia 20.09.2006, pelas 16.30, no Centro Educativo de Leiria, com a seguinte Ordem de Trabalho:

  1. Esclarecimento de dúvidas sobre a organização do novo ano lectivo;
  2. Marcação de actividades de Xadrez do DE do C. E. de Leiria;
  3. Outros assuntos.

Estará presente o Coordenador do Desporto Escolar do C. E. Leiria e foram convidados os professores da:

  • Escola Correia Mateus
  • Escola D. Dinis
  • Escola Rodrigues Lobo
  • Instituto D. João V
  • Colégio Dinis de Melo
  • Colégio Luis Pereira da Costa

setembro 13, 2006

Novo ano escolar



Novo anos, novas regras no Xadrez do Desporto Escolar, infelizmente pouco claras e que suscitam muitas dúvidas a toda a gente.

Assim no sentido de clarificar a situação do Xadrez no desporto Escolar do C.E. de Leiria, que está um pouco confuso, pretendemos fazer uma Reunião com todos os docentes de Xadrez e com o Coordenador do DE do C.E. de Leiria, no edifício do Centro Educativo de Leiria, em data que dê jeito a todos os intervenientes.

Para já reafirmamos que pretendemos que haja Xadrez do Desporto Escolar em Leiria, com Quadro Competitivo, nas mesmas Escolas que no ano passado e nos mesmos moldes (número de horas).

Ficamos à espera do vosso e-mail, SMS, telefonema ou comentário a este post, para marcar uma data e horário da reunião...

setembro 11, 2006

Clonagem de cartões multibanco

Retomando o habitual serviço público, aqui fica a sugestão de um site que explica os três métodos de clonagem de cartões multibanco.


http://www.lusawines.com/public/prevencaoATM.swf

NOTA: depois de entrar no link anterior, usar as setas do canto superior direito para avançar ou ir clicando sucessivamente no quadradinhos de cima...

setembro 06, 2006

Formação de 6 de Setembro

Pois é, conforme prometido, decorreu hoje a formação de Xadrez, comigo (Fernando Martins) de manhã, com uma ajuda do Mário e com o António Mamede Diogo (em substituição do Carlos Dias, doente) de tarde. Fizemos um pequeno intervalo de manhã, indo ao Café School, almoçámos no Café Olhalvas e, à tarde, sem intervalo, saímos um pouco mais cedo.

Gostei, de manhã, da metodologia do Mário David para ensino de avaliação posicional das peças em jogo (da minha parte na Acção não falo) e, de tarde, apreciei imenso o Swiss-Manager. Falta agora obter uma versão completa para o Desporto Escolar...


Para os interessados, aqui fica o contacto (e-mail) do António Mamede Diogo - amdiogo(arroba)gmail.com - o site do Swiss-Manager - http://swiss-manager.at/ - e o site do MyChess - http://www.mychess.com/

Agora deixamo-vos com as fotos oficiais do evento:








Harry Potter e o Xadrez

No filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (e, já agora, também no livro...) pode assistir-se a um jogo fantástico, em que Harry e os seus amigos Hermione e Rony participam muito activamente num jogo, do lado das pretas.

Quem quiser ler um excerto desse momento, pode obtê-lo (versão brasileira...) aqui. Se quiser analizar, jogada a jogada, vá a este site...

Para aguçar o apetite, aqui fica a posição inicial, após a qual as Brancas jogam Dxd3:

PS - com nossos os agradecimentos ao Mário David, por esta excelente sugestão...

setembro 05, 2006

ACÇÃO DE FORMAÇÃO

Decorrerá na Escola EB 2.3 Dr. Correia Mateus, em Leiria, no dia 6 de Setembro de 2006 (4ª-feira), com o seguinte programa, uma Acção de Formação de Xadrez :

09.30 - 12.30: Ensino de Xadrez - metodologias práticas (Fernando Martins - Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus)

12.30 - 14.00: Almoço

14.00 - 18.00: Utilização do programa Suiss Manager na organização, emparcelamentos, classificações e desempates de Torneios de Xadrez (Árbitro Especialista em informática da Associação de Xadrez de Leiria)

Aceitam-se inscrições de professores (limite máximo de 20) até ao dia 5 de Setembro.

Fax: 244 854 019 (dirigido ao Prof. Fernando Martins)